Blog da Juju ♡: Deuses Antigos (2/5)

Deuses Antigos (2/5)

Feliz dia das Crianças o/

Olá meninas, como vão?
Vocês não sabem o que aconteceu comigo: tirei nota vermelha. Pois é, Y.Y trágico. Mas em compensação todas as minhas notas aumentaram, minha nota vermelha do 2° Bimestre mudou para 9,0 e minha média geral aumentou. Foi para 8,4 *-* então minha mãe não me deu um castigo tão forte heueheueh' mas só continuarei postando nos finais de semana para poder me esforçar mais nos estudos e pensar em algo para postar para vocês.
Como eu só postei uma vez para vocês sobre os Deuses Egípcios eu resolvi trazê-los de volta, já que são 5 partes depois eu parto para outros deuses de outra mitologia. O tema de hoje será super interessante, e vocês irão gostar (eu acho haha') porque são deuses conhecidos para quem ler A Lenda dos Kane do Rick Riordan. Vamos lá? Cliquem em Ler Mais.


Deusa Bastet

Na mitologia egípcia, BastetBastUbastiBa-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Ártemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.
A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.
Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.
O seu centro de culto estava na cidade de Bubástis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles. 

Deus Hathor
  Era uma deusa da religião do Egito Antigo que personificava os princípios do amor,beleza, música, maternidade e alegria. Era uma das divindades mais importantes e populares do Egito Antigo, venerada tanto pela realeza quanto pela população comum, em cujas sepulturas ela é descrita como a "Senhora do Ocidente", que recebe os mortos na próxima vida. Entre suas outras funções está a de deusa da música, dança, terras estrangeiras e fertilidade, responsável por auxiliar as mulheres durante o parto, bem como o de padroeira dos mineiros.
O culto a Hator antecede o período histórico e as raízes da veneração à deusa são, portanto, difíceis de serem apontadas, embora ele possa ter se desenvolvido a partir dos cultos pré-dinásticos à fertilidade e à natureza em geral representados em vacas. Hator costuma ser representada como uma vaca divina, com chifres sobre sua cabeça, entre os quais está um disco solar com um uraeus. Duas penas idênticas também costumam ser representadas em seus retratos posteriores, bem como um colar menat. Hator pode ter sido a deusa-vaca que é representada desde tempos arcaicos na Paleta de Narmer e sobre uma urna de pedra que data da Primeira Dinastia, o que sugere seu papel como deusa celestial e uma possível relação com Hórus que, como deus-sol, faria a sua "morada" nela.


Deus Hórus
É o deus dos céus, muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris. Hórus era filho de Osíris.
Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.
Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas. Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.
O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.
Alguns detalhes do personagem foram alterados ou mesclados com outros personagens ao longo das várias dinastias, seitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Rá O Deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Horus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma.

Meninas, hoje só foram só 3 deuses como o primeiro mas a partir do 3° eu vou colocar de 4 para 5 deuses, para eu conseguir finalizar esse capítulo. Espero que tenham gostado!
Beijos, Júlia.


2 comentários:

  1. Oooooooi Jujubs :3
    Espero que consiga melhorar a nota vermelha, já que as outras estão muito boas u-u
    Que da horaaaaaaaaaa! Não sabia que Basset era Ártemis! Só conhecia Hórus, não conheço muitas coisas da Mitologia Egípcia hahaha
    Adorei a postagem, bem interessante!

    Beijooooooo
    release-ur-imagination

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Também espero heueheue' pois é, nem eu sabia hahahaha'
      Beijos!

      Excluir

Yoo~ obrigada por comentar!
- Leia o F.A.Q antes de comentar.
- Dê a sua opinião, mas por favor, seja educado! Se você for educado comigo, eu também serei com você ;)
- Vocês são livres para escrever: "Seguindo, segue de volta" Mas tem que escrever sobre a postagem.
- Deixe o link do seu blog para eu poder visitar!
- No momento estou aceitando Selinhos e Tags.
Agora pode comentar!
Beijos~